Leões e Cordeiros

lions_for_lambs_01.jpg 

Os ataques de 11 de Setembro e a invasão ao Afeganistão e estão se consolidando como grandes feridas abertas na história americana. Talvez só o tempo e os livros de história darão a exata dimensão desse buraco negro que se abriu no american way of life. Hollywood, que muito e de diversas maneiras retratou a guerra do Vietnã, agora aproveita para estabelecer uma interessante filmografia a respeito destes recentes eventos. O cinema é talvez a arte que mais perpetue as grandes tragédias da humanidade, afim de não deixar que futuras gerações esqueçam o que foi feito no passado.

Um dos bons títulos disponíveis é “Leões e Cordeiros”, dirigido por Robert Redford. Na trama, um jovem senador aspirante á presidência pretende lançar um novo plano de ataques ao Afeganistão. Para obter sucesso e aprovação da opinião pública ele pretende contar com a ajuda de uma experiente jornalista, que não compactua com as idéias militaristas do governo de seu país e enfrenta uma crise ética ou deparar-se com o dilema de querer dar a sua versão dos fatos. Ao mesmo tempo, um professor universitário tenta convencer um aluno brilhante e desiludido com os últimos acontecimentos a mudar o rumo de sua vida e lutar por seus ideais. Fechando a ponta do triangulo, dois jovens (um negro e um latino) estão prestes a morrer nas montanhas geladas do Afeganistão quando se lembram do motivo que os levou a se alistarem para lutar nesta guerra e seus ideais de patriotismo.

O brilhante elenco, que conta com Redford, Tom Cruise e Meryl Streep é a mola mestre para este drama de diálogos muito bens construídos, roteiro envolvente e um final instigante. As questões levantadas no filme são várias, e talvez a intenção do diretor seja justamente não dar todas as respostas de presente ao público e lhes fazer refletir um pouco á cerca dos motivos que os levam a fazer certas escolhas, a relação dúbia entre mídia e poder e o patriotismo de quem é desprezado pela grande nação mãe. Uma película que passou quase despercebida pelos cinemas, mas que agora em DVD ganha sua segunda chance com louvor.

OHN

1 comentário

Arquivado em Cinema

Uma resposta para “Leões e Cordeiros

  1. nandaetges

    Concordo com algumas coisas.
    1º – Elenco realmente brilhante
    2º – Diálogos bem construídos sim
    No entanto, roteiro envolvente?
    Confesso que me decepcionei um pouco com o filme.
    Assisti no cinema. A sessão estava bem cheia e muita gente dormiu! Apagou mesmo, inclusive o meu acompanhante. Eu também tive que me segurar para não pegar no sono, pois achei a história um tanto parada e sem graça. Mas é uma boa sugestão para um dia sem nada mais para fazer, levanta questões interessantes sobre todo esse conflito.

Deixe um comentário